Publicidade

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Contaminação afeta subsolo de cemitérios em São Paulo

AE - Agência Estado

O subsolo de dois grandes cemitérios de São Paulo - Vila Formosa, na zona leste, e Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte - está contaminado por necrochorume, líquido que vaza na decomposição dos cadáveres. Esse líquido começa a ser eliminado um ano após a morte e pode transmitir doenças, devido à sua carga biológica perigosa, de vírus e bactérias. Em geral, cada corpo produz diariamente 200 mililitros de necrochorume, por pelo menos seis meses.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, as áreas onde estão os cemitérios de Vila Formosa e Vila Nova Cachoeirinha estão classificadas como suspeitas de contaminação desde 2006. A Cetesb aguarda que o Serviço Funerário Municipal envie estudos complementares para confirmar essa suspeita e o grau de contaminação.

"O Serviço Funerário do Município de São Paulo já iniciou a elaboração técnica do edital para a contratação de empresa que irá realizar a análise do solo dos dois cemitérios, em conjunto com Cetesb e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Até o fim do semestre, o Serviço Funerário vai iniciar esses trabalhos", informou nota enviada pela Prefeitura.

Entretanto, o processo para realização da licitação está parado desde 5 de novembro de 2009. A demora levou a promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual a cobrar agilidade. Em 1º de março foi enviado ofício pedindo a reinstalação de poços de monitoramento do subsolo e coleta de amostras químicas e físicas em Vila Formosa e Vila Nova Cachoeirinha.

"O Serviço Funerário chegou a fazer investigação do solo em 2008, mas, durante os trabalhos, normas técnicas foram alteradas, o que criou a necessidade de novas investigações", defendeu-se a prefeitura. "Até o fim desta, não há como determinar ou especificar eventuais contaminantes." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estamos participando do TOPBLOG 2010

Virada Cultural na Vila Nova Cachoeirinha

Virada Cultural - 15/16 - MAIO - 2010
Programação para nossa região:

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha

Centro Cultural localizado na zona norte de São Paulo, com ampla programação de música, circo, teatro, dança, oficinas, debates, encontros.

Virada Magic
Jonas Wlad
15/05, a partir das 15h.

O Núcleo de RPG do CCJ organiza 20h de Magic The Gathering na Virada Cultural.

Venha jogar Magic na Virada Cultural. O torneio será em formato T2 e sistema suíço com 5 rodadas e 3 eliminatórias. Todos os participantes serão premiados. Os jogadores deverão trazer preenchido o seu deck list que estará disponível no blog: http://nucleoderpg.blogspot.com/

15 a 29 anos. 64 vagas. Grátis. As inscrições serão feitas na área de convivência do CCJ, no dia 15/05, a partir das 15h.


Dance Session
The Funk's Men
(dança, dança de rua)
às 13h00.

Campeonato de dança nos estilos popping e b'boying.

Criado para dar visibilidade ao popping, estilo muitas vezes esquecido dentro das jams e encontros, o evento contará também com o estilo bboying. Antes da competição, haverá um seven2smoke com dançarinos de break. Curadoria: Alex Silva (The Funk’s Men).

CEU - Paz
R da Paz, s/n° V. Brasilândia - Freguesia Brasilândia
às 18h00

Oswaldo de Almeida e Silva, conhecido como Oswaldinho do Acordeon, é um músico brasileiro.

Filho de Pedro de Almeida e Silva (Pedro Sertanejo o pioneiro dos forrós em São Paulo) e Noêmia Lima e Silva. Acordeonista de grande genialidade e versatilidade,reconhecido internacionalmente.

Gravou seu primeiro disco aos oito anos de idade, e participou em centenas de discos com artistas de vários países.Seu grande sucesso foi a fusão da 5ª sinfonia de Beethoven com ritmos nordestinos, e atualmente a Asa Branca in Blues.

às 15h00

O Trio Alvorada surgiu no ano de 2005 com a idéia de reviver velhos clássicos e dar uma "cara nova" ao forró pé-de-serra.

O Trio Alvorada surgiu no ano de 2005 com a idéia de reviver velhos clássicos e dar uma "cara nova" ao forró pé-de-serra, com muita cadência e um belo repertorio. O Trio é formado por três jovens da cidade de São Paulo que apesar de não serem originários do nordeste do Brasil, fazem e amam a cultura e principalmente a música nordestina. O Trio teve a oportunidade de participar da "7ª Edição do Festival Nacional de Forró em Itaúnas/ES" onde se reuniram trios e bandas de todo o Brasil conseguindo o 3º lugar com a música de composição propria "Tonelada de Forró" (Eder Fernandes ). ” Simplicidade e Alegria em prol da cultura nordestina “

sábado, 24 de abril de 2010

Casa Brasilândia oferece cursos e atividades gratuitas para mulheres

Atendimento jurídico, oficinas e palestras são oferecidas para aumentar a auto-estima, capacitar e amparar a mulher

Estão abertas as inscrições para os cursos de Ioga, Ginástica, Artesanato e Lian Gong (ginástica laboral chinesa) no Centro de Atendimento à Mulher “Casa Brasilândia”. As inscrições ficam abertas durante todo o ano e pode ser feitas pelos telefones: 3983-4294/3884 9816. Os cursos e atividades são exclusivos para mulheres.

O Centro funciona desde novembro de 2003, na rua Silvio Bueno Peruche, 538 – Pq. Tietê. A Casa é um dos oito Centros de Referência e Atendimento à Mulher da cidade de São Paulo.

O objetivo é atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Elas são recebidas por psicólogas e assistentes sociais que orientam e se necessário as encaminham para atendimento jurídico com um defensor público, que esclarece sobre seus direitos e toma as medidas legais cabíveis.

O serviço jurídico prestado há um ano é realizado todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas, mas a Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Os centros de referência à mulher promovem oficinas, palestras, atendimento psicossocial, entre outros projetos para aumentar a auto-estima, capacitar e amparar a mulher.

Serviço:
Centro de Atendimento à Mulher “Casa Brasilândia”
Rua Silvio Bueno Peruche, 538 – Pq. Tietê (ao lado do 72º DP)
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas
Telefones: 3983 4294 – 3984 9816

Fonte: Portal PMSP/Subprefeitura Freguesia Brasilândia

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ao vivo no CCJ apresenta Nação Zumbi - Vila Nova Cachoeirinha

Pela primeira vez no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) os pernambucanos da Nação Zumbi, banda mais inventiva em atividade no país, apresentam sua sonoridade híbrida e experimental no projeto “Ao Vivo no CCJ”, dia 25 de abril, às 18h.

Nação Zumbi nasceu no início da década de 90, em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro.

A banda apresentará sucessos como “Onde Tenho que Ir”, “Inferno” e “Toda Surdez Será Castigada”.

Nação Zumbi

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – V. N. Cachoeirinha
Telefone: (11) 3984-2466
Entrada: É grátis

Fonte:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cine Tela Brasil na Vila Nova Cachoeirinha

Foto: Divulgação
Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky: Cine Tela Brasil

Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil, estará na Vila Nova Cachoeirinha em junho de 2010.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 13/05/2010 a 02/06/2010

PERÍODO DE AULAS: 12 a 23 de junho de 2010. Sábado e Domingo da 9:00 às 18:00 horas e Segunda a Sexta das 19:00 às 23:00 horas.

EXIBIÇÃO DOS CURTAS PRODUZIDOS: 26 de Junho de 2010.

LOCAL DAS AULAS: Subprefeitura Freguesia do Ó / Brasiândia: Rua João Marcelino Branco nº 95

CONTATO: 11 3981-5003 - Beatriz ou Rubens

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS FAÇA SEU CADASTRO, CLICANDO AQUI!

Conheça a história deste excelente projeto

Em 2007, foi criada a Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil, com o objetivo de levar educação audiovisual aos jovens das comunidades visitadas pelo Cine Tela Brasil. As oficinas oferecem informações, equipamentos e muita prática de realização cinematográfica, abrangendo todo o processo de criação de um filme: roteiro, produção, fotografia, arte, som, direção e montagem.

Em cada oficina, são produzidos três curtas-metragens, que, no último dia de curso, são exibidos na tenda do Cine Tela Brasil, com a presença de um convidado especial: um profissional reconhecido, roteirista, diretor ou ator, que assiste e comenta os filmes e bate papo com os alunos.

A proposta pedagógica da oficina baseia-se na prática, no incentivo à criatividade e no trabalho em grupo. A partir do primeiro dia de aula, os jovens conhecem e operam equipamentos, experimentam a linguagem audiovisual e desenvolvem sua capacidade de expressão.

A equipe pedagógica é formada essencialmente por jovens educadores – ex-alunos de projetos análogos ou de formação em cinema –, sempre sob a supervisão de experientes profissionais da área da educação audiovisual.

O Coletivo Tela Brasil, comunidade virtual criada no Portal Educarede, dá continuidade ao trabalho das oficinas presenciais, mantendo em contato a equipe de professores e os jovens realizadores, e incentivando e apoiando alunos e ex-alunos a realizar seus próprios projetos audiovisuais.

Por onde passa, a Oficina Tela Brasil quer deixar belos curtas-metragens. Curtas que dialoguem com a comunidade, que tenham sucesso na exibição e, quem sabe, sigam carreira por festivais de cinema. Mas, na verdade, a produção desses filmes serve de pretexto para estimular atitudes curiosas e científicas dos alunos perante o mundo.

Acesse o site do Tela Brasil e conheça este belo projeto, clicando aqui!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cano se rompeu em rua da região de Cachoeirinha, na Zona Norte de SP.

Previsão é que o conserto seja concluido até o fim desta segunda.

Do SPTV

Um cano da Sabesp se rompeu no Jardim Imperial, região da Cachoeirinha, na Zona Norte da capital paulista. Isso provocou a abertura de um grande buraco na Rua Gervásio Leite Rebelo. Em alguns casos, os moradores da região estão sem água desde domingo (18). A Sabesp diz que cerca de cem moradores foram afetados.

Depois que foi detectado o problema, a Sabesp fechou o fornecimento de água, à meia-noite deste domingo. A empresa disse que um tubo se rompeu, provavelmente, por causa de uma obra vizinha. A rua foi interditada, impedindo a passagem de carros. No início da tarde, máquinas trabalhavam no local para tentar identificar o local exato do problema.

A previsão do término do conserto é no final desta segunda-feira (19) e a Sabesp diz que, a partir daí, o abastecimento volta totalmente. A empresa afirmou também que um caminhão-tanque está sendo enviado ao local do rompimento.

Do Portal G1

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Escola que funciona sobre lixão na Cachoeirinha espera remoção desde 2007

Portal Terra

Uma escola municipal funciona na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, sobre um antigo aterro de lixo que tem grandes concentrações de gás metano, com riscos de explosão e contaminação, segundo a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb). Em 2007, o órgão e a prefeitura entraram em acordo para a retirada da escola de educação infantil Vicente Paulo da Silva, que tem 289 alunos de 4 a 6 anos, mas ainda não há data para que isso aconteça. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O aterro existiu no local entre 1960 e 1980, oito anos antes da inauguração da escola. De acordo com a Cetesb, a prefeitura sabe desde 1999 que a instituição funciona sobre um aterro sanitário. Os resíduos não são visíveis e as crianças não têm contato com eles. A prefeitura afirmou que o problema ambiental está sob controle. Segundo a Secretária de Educação, a medição da concentração de gases dentro da escola é feita semanalmente e os dados são enviados para a Cetesb e a Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Escola Municipal de Educação Infantil Vicente Paulo da Silva

Rua Mendonça Jr, 80 - São Paulo - SP, 02610-010

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Piscinão da Cachoeirinha está abandonado!

Piscinão da Cachoeirinha está abandonado
Clique na foto para ampliar

Em tempos de DENGUE, esta é a situação que se encontra o piscinão de Vila Nova Cachoeirinha. Abandonado, sujo, assoreado, é um verdadeiro criadouro de mosquitos ao ar livre, sem contar o mal cheiro. Uma passagem existente ao lado que liga a Av. Inajar de Souza à Gal. Penha Brasil, transformou se em depósito de entulho.

Clique aqui, para conferir mais fotos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Uso ilegal de espaço público

Uso ilegal de espaço público
Clique na foto para ampliar

Duas borracharias e uma oficina de motos tomam conta de toda a calçada, neste trecho da Av. Inajar de Souza (próximo ao piscinão da Cachoeirinha) sentido bairro.

Uso ilegal de espaço público
Clique na foto para ampliar

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto de Lei de autoria do vereador Claudinho de Souza é aprovado na Comissão de Finanças e Orçamento

O Projeto de Lei nº 147/09, que “altera a Lei nº14.485, de 19 de julho de 2007 com a finalidade de instituir no Calendário Oficial de Eventos O Dia da Padroeira Santa Ifigênia”, de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB) foi aprovado na 7ª Reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo na última quarta (7).

Na sessão de ontem, os vereadores integrantes da Comissão, sob a presidência do vereador Roberto Trípoli (PV), analisaram 57 projetos e aprovaram o parecer favorável ao PL do parlamentar.

Santa Ifigênia

O dia 22 de setembro é o Dia da Santa Ifigênia pelo calendário da Igreja Católica Apostólica Romana. A Santa tem capela no centro de São Paulo e denomina um bairro central da cidade.


A atual igreja é muito frequentada, principalmente no dia da Santa, mas perdeu o estilo colonial. É grandiosa e repleta das imagens mais belas. Lá, encontram guarida os movimentos de sem teto do centro da cidade.

Estas são algumas justificativas apresentadas pelo vereador Claudinho de Souza que tornam necessária a aprovação do projeto de lei.

Transcrito do site oficial do vereador

Nota deste blogueiro:

Este é mais um PL (Projeto de Lei) de "alta relevância" aprovado pelo vereador que se diz representante de nossa região na Câmara Municipal de São Paulo.

Todo o cuidado é pouco, as próximas eleições estão por aí, e corre aos ventos que o nobre vereador sairá candidato a deputado estadual. Com certeza seu slogan "O homem que trabalha o povo nunca esquece" estará ecoando e poluindo os ares de Vila Nova Cachoeirinha novamente. Analise bem seu trabalho na Câmara Municipal antes de dar seu voto, não é só de propaganda que se faz um político.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Telefone público!?

Telefone público?

Esta é a situação que se encontram a maioria dos telefones públicos (orelhões) instalados na Vila Nova Cachoeirinha, para não dizer em toda a cidade. Muito poucos funcionam e aproveitando o abandono da Telefônica, são usados indevidamente para propagandas de garota de programa, alguma vaga de emprego , prestação de serviços entre outros.

Antes este tipo de propaganda era encontrado apenas no centro da capital paulista.

Publicidade

Postagens populares