Publicidade

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CAT Brasilândia beneficia mais de 270 mil moradores da região


Além de beneficiar mais de 270 mil pessoas, o CAT Brasilândia vai atender trabalhadores dos bairros vizinhos, como Casa Verde, Perus, Pirituba, Cachoeirinha, entre outras regiões. A unidade oferecerá vagas de emprego, emissão de Carteira do Trabalho e inscrições para cursos gratuitos de capacitação.

O bairro de Brasilândia, o mais populoso da Zona Norte da capital, pertencente à Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, acaba de ganhar um posto fixo do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). A iniciativa beneficia mais de 270 mil pessoas, além de atender trabalhadores dos bairros vizinhos, como Casa Verde, Perus, Pirituba, Cachoeirinha, entre outros.

A cerimônia de inauguração oficial aconteceu nesta quarta-feira (16/5), na sede da Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia, onde o novo posto já atende desde segunda-feira. "Nos primeiros dias a unidade emitiu mais de 30 Carteiras de Trabalho, o que comprova a necessidade dos serviços do CAT nessa região", ressalta o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira, que destaca, ainda, o elevado número de atendimentos que costumeiramente acontecem quando os CATs Móveis ou a Tenda do Trabalhador estão na região.

Para o secretário-adjunto da Semdet, Tito de Oliveira, a iniciativa facilita a vida do cidadão, evitando que as pessoas se desloquem até o centro da capital em busca de um emprego. "Esse é o nosso dever: prestar o melhor serviço, pois não há nada mais triste do que a pessoa não ter de onde tirar o sustento de sua família e não ter recursos para buscar uma nova oportunidade e o emprego possibilita uma qualidade de vida melhor", disse Oliveira.

É justamente nesse cenário em que vive o ajudante geral, Fábio Luiz de Paula, 46 anos, morador do bairro Brasilândia. Desempregado há seis meses, Fábio Luiz diz que foi várias vezes ao Centro em busca de uma oportunidade, mas não conseguiu nada. "Felizmente aqui fui inscrito em um programa da Semdet para participar de projeto de requalificação recebendo auxílio mensal", disse  o ajudante que vai aguardar uma vaga para ser um dos beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT), nos projetos Zeladoria de Praças, Travessia Segura, entre outros.

Já a jovem Érika Jesus da Silva, de 17 anos, chegou ao CAT Brasilândia em busca de seu primeiro emprego. "Moro aqui no bairro e achei muito boa a iniciativa desse CAT, pois antes tinha que ir lá na Lapa ou em Santana para procurar um emprego e agora está aqui, pertinho da minha casa", comemorava.

A operadora de telemarketing, Viviane Leonel, de 27 anos, desempregada há um ano, recebeu o encaminhamento para uma vaga de trabalho em um supermercado na região. Ela, que mora na Cachoeirinha, achou excelente. “Espero estar empregada o mais breve possível e se for perto de casa, melhor ainda”, despediu-se satisfeita.

Trabalho e profissionalização

O gerente regional Norte do CAT, André Bucater, reafirmou que a descentralização CAT é a prioridade nesta gestão. “Além de facilitar o acesso, qualifica os desempregados para o trabalho. Nossa expectativa é realizar 200 atendimentos por dia no CAT Brasilândia”, afirmou.

Além de encaminhamentos a vagas de trabalho, o CAT oferece diversos serviços, entre eles,  a emissão de Carteira Profissional; cursos de qualificação como o de Pizzaiolo e o Desenvolvendo Talentos, oferecido às pessoas que desejam o retorno ao mercado de trabalho. “É um programa para maiores de 16 anos e não tem limite de idade limite, pode ser aposentado”, explica. “O curso é oferecido uma vez por semana por psicólogos, durante 4 horas diárias, e a pessoa sai apta a enfrentar o mercado de trabalho, e o melhor: essa mesma equipe, enquanto está aplicando as posturas – fica em busca de trabalho para esse pessoal”, acrescenta.

Serviço

CAT Brasilândia
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Endereço: Av. João Marcelino Branco, 95, Sede da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

Fonte: Portal da PMSP

Publicidade

Postagens populares