Publicidade

sábado, 3 de agosto de 2013

O bairro de Vila Nova Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto

O bairro de Vila Nova Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto de 1933, o mesmo da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local, criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura. A história de um bairro revela aspectos interessantes que explicam a atualidade.

O nome da Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido em época passada uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza, que naquela época servia como área de lazer e de piquenique para os moradores. Moradores antigos lembraram que existia, onde é hoje o Largo do Japonês, um riacho que desembocava mais à frente, onde hoje passa a Avenida Inajar de Souza (córrego Cabucú). "Perto da Maternidade existiam lagos e a cachoeirinha, que atraía muita gente nos finais de semana". O primeiro loteamento da Cachoeirinha teve início em junho de 1941.

Um dos primeiros terrenos vendidos foi o da esquina das hoje denominadas Avenidas Deputado Emílio Carlos e Imirim, mas já havia por ali um núcleo de moradores, arrendatários e trabalhadores das chácaras, que plantavam batatas e hortaliças. Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial do bairro, pertencente á família de imigrantes Sushiyama. Outra antiga "venda", como eram conhecidos os mercadinhos daquela época, foi a de Shigheioshi Otiai, no Largo da Parada (onde funcionou o Supermercado Otiai).

O bairro de Vila Nova Cachoeirinha tem forte ligação com a colônia japonesa, ali presente bem antes de o bairro ser loteado. Só a Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira, sediada na Avenida Penha brasil, tem 67 anos de atividades. Foi fundada em 1933, pelas famílias Otiai, Fujihara, Okuyama, Tabusi, Oshimoto, Omae, Tanaka, Yoshita, Kodato, Sato, Ishimoto e Fumura. O primeiro presidente foi Kishi Sodato, tendo como vice Okuyama Shogoro.

Dia do bairro: 5 de agosto
Fonte: Subprefeitura Casa Verde

Publicidade

Postagens populares